sexta-feira, 17 de abril de 2009

A Bandeira Mexicana e Seu Significado


A Bandeira do México é composta das cores verde, branco e vermelho, sendo que ao centro está aplicado o brasão nacional do méxico. Com o tempo o significado destas cores foi mudando, mas estas foram adotadas logo após sua independência da Espanha. A bandeira atual foi adotada em 1968, mas o desenho tem sido usado desde 1821, ano em que foi criada a primeira bandeira mexicana.

Ao longo da história a bandeira sofreu quatro alterações, com várias modificações no desenho do brasão das armas e em suas proporções de comprimento e largura. Mesmo assim o brasão tem mantido suas principais características, com a águia pousada no cáctus segurando uma serpente entre suas garras.

As cores tem os seguintes significados:
Branco - Esperança
Verde - Unidade
Vermelho - Sangue dos heróis nacionais

Existem outras publicações que atribuem outros significados as cores da Bandeira do México.

O brasão das armas, que fica localizado ao centro da Bandeira do México inspira-se na lenda asteca sobre a fundação Tenochtitlan. Segundo a lenda, os astecas, então uma tribo nômade, encontrava-se vagando pelo México em busca de um sinal que lhes indicasse o local exato onde deveriam construir sua capital. o deus da guerra, um tal de Huitzilopochtli (duvido que você fale isso três vezes bem rápido) lhes havia ordenado que rocurassem uma águia pousada sobre um cactus, que crescia sobre uma rocha submersa num lago. A águia teria no bico uma serpente que acabara de caçar. Após duzentos anos de perambulações, encontraram o sinal prometido numa pequena ilha no pantanoso lago de Texcoco. Aqui fundaram a sua capital, Tenochtitlan, que mais tarde se tornou conhecida como Cidade do México, a atual capital do México.

5 comentários:

  1. eu nao sou do méxico mas escutem músicas evangélicas é maravilhoso

    ResponderExcluir
  2. deus é com tigo deus teama morreu na crus e sofreu ror vc acredite nele e ele provera





    ameericana sp igreja do nazareno parque das naçõesvaia la e deus vai usar a sua vida!

    ResponderExcluir
  3. eu achei a historia legal mais Deus da guerra nao existee

    ResponderExcluir
  4. Santa inocência! Desde quando um índio sabia que não existia um deus da guerra? Para ele, certamente que existia. Temos que respeitar, não que concordar!

    ResponderExcluir