terça-feira, 29 de novembro de 2016

Recomendações médicas para o JamCam

Para qualquer viagem internacional o que devemos saber são as regras gerais.  

Vacina contra febre amarela tem que ser tomada no mínimo 10 dias antes da viagem. A vacina pode ser tomada nos postos de saúde, porém para que ela seja válida no exterior é necessário o certificado internacional de vacinas. De posse da carteirinha da vacina com os dados da vacina tomada, vá até um dos postos da Anvisa (http://www.anvisa.gov.br/hotsite/viajante/centros.pdf) para o registro no certificado internacional.  

Verificar na carteira de vacinação o reforço de 10 em 10 anos da vacina contra tétano. 

Todos os medicamentos controlados de uso contínuo deverão ser acompanhados de uma receita médica recente e deve-se levar a quantidade suficiente para o período do JamCam, de preferência transportar na bagagem de mão, com a caixa original e com a bula. Preencher e atualizar a ficha médica no Sigue, principalmente as pessoas que tem algum tipo de alergia a medicamentos ou alimentação ou qualquer substância de produtos industrializados. Para os alérgicos que tomam medicamentos, ou quando acometidos pela alergia é necessário constar na ficha médica o nome do medicamento que habitualmente usa. Leve seu remédio com prescrição médica e principalmente nos caso de emergência levar o que habitualmente é prescrito. A UEB não terá em seu kit de primeiros socorros medicamentos específicos. 

O Equador em dezembro, estará em pleno verão com temperatura quente e com pancadas de chuva, recomendamos que as roupas e documentos sejam acondicionados em sacos plásticos de boa qualidade e não se esqueçam da capa de chuva e um calçado de reserva.

Neste período também há muitos insetos como: mosquito, butuca e dengue. Recomendamos levar repelentes com proteção de 6 horas como segue: OFF 14%, super Repelex 14,5%, spray ou loção. Evitar o uso do tipo “aerossol”.

Como o mosquito da Dengue aparece mais no período da manhã e no meio para o final da tarde, em ambiente quente e com hábito rasteiro não passando de 1,5 metros de altura, é recomendado além do uso do repelente de 6 em 6 horas o uso camiseta de mangas longas ou calça comprida, calçado fechado com meia, e de preferência roupas de cor clara.

No dia a dia, usar o protetor solar fator 30, boné ou chapéu. Use se possível o protetor solar para o rosto, cantil com água, para casos de desidratação tomar o soro pronto ou soro caseiro (1 litro de água filtrada, 1 colher de sopa bem cheia de açúcar ou 2 colheres rasas de açúcar (20 g), 1 colher de café de sal (3,5 g).

Recomendamos a patrulha a levar seu kit de primeiro socorros, para medicamentos de uso pessoal entregar ao chefe responsável com a receita médica. Em caso de restrição alimentar é muito importante comunicar o escotista da patrulha e constar na ficha médica do sigue. 

Qualquer dúvida estou à disposição.

Dra. Chang Yen-Li Chain

Médica do Contingente Brasileiro para o JamCam 2017